Warning: trim() expects parameter 1 to be string, resource given in /home/vminho/public_html/module/conn.obj.php on line 34
Vieira do Minho
     Alojamento   Restauração   Lazer   
   Início    Concelho    Empresas da Região    Notícias    Contacte-nos
Álvaro Cunhal “ Vida, Pensamento e Luta”
A Câmara Municipal de Vieira do Minho inaugura, no próximo dia 2 de Novembro, na Casa Museu Adelino Ângelo, a Exposição Álvaro Cunhal “Vida, Pensamento e Luta” Comemorações do Centenário, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de uma das personalidades mais marcantes do Séc. XX em Portugal.

A Cerimónia realiza-se pelas 15h00 e vai contar com um momento musical promovido por Liliana Ramos e Luís Pereira. Após a sessão inaugural da exposição realiza-se uma sessão pública de apresentação do Livro “ Álvaro Cunhal – Fotobiografia” apresentada por João Frazão, da Comissão Política do PCP.
A exposição é composta por 15 painéis e vai estar patente ao público, no Espaço Alternativo da Casa Museu Adelino Ângelo, até ao próximo dia 30 de Novembro.

De referir que, Álvaro Cunhal foi uma das personalidades mais marcantes do séc. XX em Portugal. Político Comunista , lúcido, combativo e corajoso, resistente antifascista de primeira linha, foi preso durante 12 anos devido aos ideais comunistas e à sua assumida oposição ao Estado Novo. Cunhal foi uma personalidade determinante na Revolução de Abril e nos anos que se seguiram, na defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo português.

Durante os anos de isolamento dedicou-se ao estudo, ao desenho e à escrita, tarefas que prosseguiu em liberdade. Tem uma vasta obra publicada que reflete a realidade portuguesa, a ação do Partido Comunista Português e a transformação social da época, de são exemplo o livro “ Rumo à vitória” e “ O Partido com paredes de vidro”.

É também conhecido pela sua intensa intervenção artística na área das artes plásticas, nomeadamente uma coleção de desenhos a carvão e óleos que retratam a vida e luta dos trabalhadores. A nível literário escreveu diversos romances sob pseudónimo de Manuel Tiago, com destaque para “ Até amanhã camaradas” e “Cinco dias cinco noites”, obras que também foram adaptadas ao cinema.

A Câmara Municipal convida, desde já, todos os munícipes a assistir à cerimónia de inauguração deste evento cultural. 

Voltar