Warning: trim() expects parameter 1 to be string, resource given in /home/vminho/public_html/module/conn.obj.php on line 34
Vieira do Minho
     Alojamento   Restauração   Lazer   
   Início    Concelho    Empresas da Região    Notícias    Contacte-nos
Autarquia Vieirense cria horta social
A Câmara Municipal de Vieira do Minho viu, recentemente aprovado e premiado pelo programa EDP Solidária Barragens 2013, o Projeto “Raízes Solidárias” - Horta Social, Acessível e Pedagógica de Vieira do Minho.

Os resultados foram conhecidos na Régua, numa cerimónia que distinguiu 10 projetos, de um total de 60 apresentados. Vieira do Minho foi contemplada com 7.000.00, 75% do valor elegível candidatado, o que vai permitir ao Município criar uma Horta Social.

A seleção final distingue as propostas geradoras de maior impacto social, com grau de inovação evidente na componente da Horta acessível e com destaque para a procura de sustentabilidade financeira. Este é o caso do projeto candidatado por Vieira do Minho, que alia a componente social e pedagógica à da promoção da agricultura biológica. Um projeto que surge na ótica da rentabilização e otimização dos terrenos municipais disponíveis, incrementando competências sociais e profissionais.

O Projeto “ Raízes Solidárias” quer ser também um apoio para pessoas com mobilidade reduzida, portadoras de deficiências uma vez que integra 4 talhões de Horta Acessível construídos em altura de forma a facilitar o manuseamento e o cultivo da terra a estas pessoas, suprimindo assim a lacuna existente ao nível da ocupação, integração e inserção social da população com deficiência.

Este projeto cumpre, ainda um propósito pedagógico, na medida em que pretende disponibilizar uma área aos alunos das escolas e Jardins de infância do concelho incentivando-os à produção da terra e incutindo-lhes boas praticas agrícolas.

A Horta Social vai ser implementada num terreno que é propriedade da Câmara Municipal, na Avenida Almeno Vieira Leite, numa área de 1.227m2, na qual vão ser criados 23 talhões hortícolas, dos quais 19 serão adaptados à Horta Pedagógica e Social e 4 à Horta Acessível.

Com a implementação da horta social, a autarquia pretende proporcionar aos cidadãos, em especial aos mais carenciados, a possibilidade de cultivarem a terra e assim poderem usufruir de produtos agrícolas frescos, produzidos por si e pelo seu agregado familiar.

A Horta Social de Vieira visa, assim, dotar o Município de um equipamento com uma forte componente social, considerando a importância da relação entre o Homem e a Terra como forma de equilíbrio, interação e integração com o meio social e ambiental.

Além disso, a criação de pequenas hortas em contexto urbano constituem, não só um instrumento de subsistência alimentar e complementar, nos atuais tempos de dificuldades, como também instrumento sociocultural, que cria uma forma de equilíbrio entre o homem e a comunidade e entre o homem e o meio ambiente que o rodeia.

Voltar